domingo, 5 de maio de 2013

Fotografia - Vitalidade

Clara Weschenfelder completa hoje seus 86 anos de vida. Nasceu em 5 de maio de 1927, filha mais velha de uma família, cujo tronco é Royer,  que teve 17 filhos. Ela, mesma, esteve 14 vezes grávida, gerando 12 filhos e dois abortos naturais. Nas décadas de 1940 e 1950, a agricultura familiar no Brasil nescessitava de trabalhadores, e filhos significavam a força nescessária para a pujança econômica dos agricultores que se estabeleceram na serra gaúcha.
A história dela se funde com a de muitos outros descendentes de imigrantes italianos e alemães  que se estabeleceram no Brasil em busca de uma qualidade de vida não econtrada na Europa no século  XIX.
Seus estudos básicos, com a consequente alfabetização, foram feitos em língua alemã. Após o início da II Guerra Mundial, foi proibido o funcionamento dessas escolas de ensino no Brasil.
As histórias eram lidas em alemão, quando éramos crianças. Hoje Dona Clara lê fluentemente alemão e português sem nunca ter freguentado uma escola em língua portuguesa.
Esta foto foi tirada quando ela completava seus 84 anos de vida. Agricultora como foi e continua sendo, demonstra que trabalho e geração de vidas podem se tranformar em vitalidade. Aos 86 anos de vida sua força e energia denotam que quer viver muito mais. Possui uma inteligência e intuição da natureza excepcional, profetizando vivas a vida e vivas à vida..
" Das ist meine Mutter ". Esta é mina mãe.
Foto: Tirada em março de 2011, em Carlos Barbosa/RS/Brasil.

3 comentários: